Recomendações
Vacinação Antipneumocócica
Programa Nacional de Vacinação.
Na União Europeia, a vacinação antipneumocócica está indicada a partir das 6 semanas de vida.
Em Portugal, pela sua importância na proteção da população, faz parte, desde Julho de 2015, do Programa Nacional de Vacinação e está recomendada a todas as crianças e jovens com risco acrescido para doença pneumocócica invasiva.
Recomendação Sociedade Portuguesa de Pneumologia.
Existe, desde 2014, uma recomendação da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) para que os principais grupos de risco sejam imunizados com a vacina antipneumocócica. Em junho de 2015, esta recomendação foi reforçada por uma norma da Direção Geral da Saúde (DGS), que recomenda a vacinação a todos os adultos (pessoas com mais de 18 anos) pertencentes aos grupos de risco, nomeadamente diabéticos, pessoas com asma, DPOC ou doença cardíaca crónica.
Recomendação do Grupo de EDRAPMGF.
Desde janeiro de 2016 que existe uma recomendação do Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familia para a imunização com a vacina antipneumocócica de adultos a partir dos 18 anos com Doença cardíaca crónica, Doença hepática crónica, Insuficiência renal crónica, Doença respiratória crónica, Pessoas em situação de pré-transplantação de órgão, Dadores de medula óssea (antes da doação), Pessoas com fístulas de LCR, Pessoas com implantes cocleares (candidatos e portadores) e Diabéticos, a par de doentes Imunocomprometidos e pessoas com mais de 65 anos.
Normas e orientações.
Na União Europeia, a vacinação antipneumocócica está indicada a partir das 6 semanas de vida. Em Portugal, pela sua importância na protecção da população, faz parte, desde Julho de 2015, do Programa Nacional de Vacinação e está recomendada a todas as crianças e jovens com risco acrescido para doença pneumocócica invasiva.