«Todos se podem vacinar»
A maioria das pessoas pode, e deve!, vacinar-se. No entanto, há exceções e em algumas situações podem existir contraindicações. Por favor consulte o seu médico.
falsoA Vacinação foi, sem dúvida, a maior conquista da medicina. No entanto, apesar de contribuírem para evitar a morte de milhões de pessoas por ano, as vacinas ainda dividem a opinião pública.
Para o ajudar a tomar uma decisão consciente, elaborámos um alista de mitos e factos sobre a vacinação.
A maioria das pessoas pode, e deve!, vacinar-se. No entanto, há exceções e em algumas situações podem existir contraindicações. Por favor consulte o seu médico.
falsoDeve consultar sempre o seu médico assistente, antes de se vacinar, nomeadamente se sofrer de uma doença grave, se estiver grávida, se estiver a fazer tratamento com corticosteroides, ou radiações.
verdadeiroDeve vacinar-se apenas nos centros de saúde, hospitais e outros serviços e estabelecimentos de saúde devidamente autorizados, cumprindo, idealmente, calendário de vacinação recomendado pelo Programa Nacional de Vacinação (PNV). Esta recomendação é válida, quer para as crianças, quer paraos adultos. No caso das vacinas extra PNV, deve cumprir-se o espaço temporal e o esquema vacinal recomendados pelo médico assistente.
falsoExistem vacinas extra PNV que poderão ser fundamentais na prevenção de doenças potencialmente fatais, como a Pneumonia, uma das principais causas de morte preveníveis através de vacinação. Consulte o seu médico assistente para que ele avaliea necessidade de avaliação.
falsoVale sempre a pena. No seu caso, ou no dos seus filhos, se não se vacinou, dirija-se o mais brevemente possível a um centro de saúde. Há calendários e esquemas vacinais desenhados para estas situações.
falsoÉ muito simples (e fundamental!) vacinar-se. Só tem de se dirigir ao centro de saúde da sua área de residência, levando consigo o seu Boletim de Vacinas. Caso não possa recorrer ao centro da sua área de residência, não desista: dirija-se ao que estiver mais próximo.
verdadeiroAs vacinas são seguras mas podem provocar algumas reações adversas, como inchaço, dor e vermelhidão no local da injeção, febre e mal-estar geral. Estes efeitos são, de uma maneira geral, bastante suaves e de curta duração. No entanto, antes de se vacinar, fale com o seu médico ou enfermeiro, e informe-se. Contacte-os, imediatamente, se tiver alguma reação intensa ou inesperada.
falso